segunda-feira

Nicolau SAIÃO

Nicolau Saião é o pseudónimo literário/artístico de Francisco Ludovino Cleto Garção, nascido em Monforte do Alentejo no ano de 1946 e residente em Portalegre desde os três anos. Exerceu as profissões de meteorologista, jornalista e escriturário. Actualmente é o funcionário responsável do Centro de Estudos “José Régio” de Portalegre.

Empenhado civicamente antes e depois do “25 de Abril”, teve o seu trajecto condicionado pelo antigo regime. De orientação democrática e libertária, foi também um resistente através da sua escrita e da sua acção, mas sem obrigatoriedade partidária ou de escola literária. Tem colaboração em jornais nacionais (“República”, “Diário de Lisboa”, “O País”, “Sporting”, “Espaço Médico”, etc.) e regionais (“Jornal do Fundão”, “O Distrito de Portalegre”, “A Nossa Terra”, “Jornal de Paços de Brandão”, “Correio Beirão”, “Jornal de Queluz”, “Correio de Elvas”, “Diário do Sul”, “Notícias de Elvas”, “O Zurão”...).

Poeta, pintor, publicista e actor/declamador, concebeu, realizou e apresentou o programa radiofónico “Mapa de Viagens” (Rádio Portalegre), que entrou para o ranking dos programas mais ouvidos das rádios regionais, e onde entrevistou personalidades como: José Bento, António Luís Moita, Rui Mário Gonçalves, Fernando Vendrell, José Manuel Anes, Diniz Machado, José do Carmo Francisco, etc..

Tem colaborado em revistas e jornais literários e artísticos, tais como “Ler”, “Colóquio-Letras”, “Apeadeiro” “Sílex”, “Célula Cinzenta”, “A Cidade”, ”Bicicleta/Mandrágora”, “Bíblia”, “Ciclo Cultural”, ”Jornal de Poetas e Trovadores”, ”Callipole” “Podium”, ”A Xanela”(Betanzos), “Abril em Maio”, “DiVersos” (Bruxelas), “Albatroz” (Paris), “Artes & Artes”, “Mele”(Honolulu), “Ave Azul” , “Espacio/Espaço Escrito”(Badajoz),etc.

Como pintor participou em mostras de Arte Postal em diversos países (Espanha, França, Itália, Polónia, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Mali, etc.), além de ter exposto individual e colectivamente em diversas localidades. Organizou, com Mário Cesariny e Carlos Martins, a exposição “O Fantástico e o Maravilhoso”, tendo traduzido diversos autores incluídos no livro-catálogo; e, com João Garção, a mostra de mail-art “O futebol”.

Está representado em diversas antologias (“Palavras - Sete poetas portugueses contemporâneos”, “Poetas alentejanos do século vinte”, “O desporto na poesia portuguesa”, “O trabalho”, “Poemabril”, “Homenagem a Torga”, “Poemas para Lorca”, “Millenium”, “Série Poeta”, “Poetas e Escritores da Serra de S. Mamede”...).

Em 1992 a Associação Portuguesa de Escritores atribuiu o prémio Revelação/Poesia ao seu livro “Os objectos inquietantes”(Editorial Caminho).

Livros, além do citado: “Flauta de Pan”(Ed.Colibri), “Os olhares perdidos”(Universitária Editora), “Assembleia geral”(edição Bureau Surrealista Alentejano), “Os labirintos do real” – com Carlos Martins (idem), “Passagem de nível”- teatro (edição do autor, patrocinada pela Região de Turismo de S. Mamede).

Em preparação: “Cantos do deserto” (poemas relacionados com o deserto de Tabernas, Almeria), “As vozes ausentes”(crónicas), “As estrelas sobre a casa”(teatro), “Em nós o céu”(policial) e “Nigredo/Albedo – o livro das translações”(a sair Black Sun Editores).

Tradução: “Vestígios” de Gérard Calandre (edição Bureau Surrealista Alentejano com prefácio de Ruy Ventura) e “Fungos de Yuggoth”, de H.P.Lovecraft ( Black Sun Editores), poemas avulsos de E.A.Westphalen, Pierre Grenier, Jacques Tombelle, Vincenzo Quillici, Jules Morot, Benjamin Péret, Marcel Delpach, Philip Jose Farmer, Juan Ribeyrolles, Léopold Senghor, Carlos Alvarez, Salvador Espriu, Nicolas Guillén, Pierre-Albert Birot etc., além de textos poéticos de índios apaches, cheyennes, algonquins e lakotas.

Proferiu conferências e palestras sobre arte moderna, poesia, literatura de mistério e os índios norte-americanos em Portalegre, Almada, Leiria, Lisboa, Ponte de Sôr, Montargil, Serpa, Madrid, Roma, Badajoz, Paris, Ciudad Real, Bruxelas e Toronto. Prefaciou “Extravagários”, de Nuno Rebocho e fez posfácio para livro de Ruy Ventura em preparação.

Em 1992 a Câmara da sua terra natal outorgou-lhe a designação de cidadão honorário de Monforte. Por seu lado, a gerência do município portalegrense atribuiu-lhe em 2001 a medalha de prata de mérito municipal, por ocasião da homenagem que lhe foi feita relativa a trinta anos de actividade cívica e cultural.

Com Ruy Ventura e João Garção coordena o suplemento cultural FANAL, publicado no semanário “O Distrito de Portalegre”.

in alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/nsaiao.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário