quarta-feira

As Minhas Quadras, Manuel Cid TELES


Lamego, 1932; Edição de Autor; 33 p.




15 €










Manuel Cid Teles
Em 2011 o Município de Oliveira do Hospital comemora o centenário do nascimento de Manuel Cid Teles, levando a cabo um conjunto de iniciativas culturais, como: exposições, dramatizações, publicações, declamação de poemas e recitais de música.
foto_01
Biografia de Manuel Cid Teles  “artista dos sete ofícios”:
Manuel Cid Teles (n.Tábua, 8 de Março de 1911. f. O. Hospital 25 de Abril de 2009).
Manuel Cid Teles era filho do poeta Manuel Teles e de Alzira de Matos Cid Teles. Frequentou o liceu em Matosinhos e estudou solfejo e canto no Conservatório do Porto. Aprendeu piano com sua mãe, pianista talentosa e foi autodidacta na aprendizagem de órgão.
Manuel Cid Teles, “artista dos sete ofícios”, trabalhou como radialista no Porto, no Rádio Clube e na Rádio Renascença, cidade onde publicou as suas obras: As minhas quadras (1932), Sombras (1934) e Chuva de Estrelas (1947).
Em meados do século XX a família de Cid Teles regressa a Oliveira do Hospital onde passa a residir permanentemente e onde publica a sua obra: Sou como sou, Canta cigarra canta (1999) e Farrapos da minha vida (2002). Foi professor de Música no Colégio Brás Garcia de Mascarenhas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário